Tipologia | Geografia
Baixo Mondego
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – Centro Interpretativo
  
  Baixo Mondego
  Baixo Vouga
  Beira Interior Norte
  Beira Interior Sul
  Cova da Beira
  Dão Lafões
  Pinhal Interior Norte
  Pinhal Interior Sul
  Pinhal Litoral
  Serra da Estrela

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – Centro Interpretativo
 
APOM - 1º Prémio Melhor Museu 2010
EMYA 2011 - Nomeação para o Prémio Europeu de Museu do Ano
 
Após uma intervenção arqueológica em grande escala e a valorização de todo o espaço da antiga cerca monástica, o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra abriu ao público em 2009 oferecendo ao visitante a possibilidade de fazer uma verdadeira viagem ao passado deste mosteiro mandado edificar por D. Isabel de Aragão, em 1314. No centro interpretativo a visita percorre a exposição “Freiras e donas de Santa Clara: arqueologia da clausura, exposição ancorada nos testemunhos materiais da vivência quotidiana das clarissas, exibindo tanto objetos requintados dentre porcelanas e faianças, vidros e adornos pessoais, como simples fusos, agulhas e dedais, sendo acolitada com suportes audiovisuais e painéis de interpretação. Dois documentários, um incidindo sobre a fundação e história do convento e outro focando o abandono do mosteiro e seu resgate para a contemporaneidade, completam o percurso pelo centro interpretativo. No espaço exterior destaca-se a imponente arquitetura deste mosteiro de clarissas do séc. XIV que contém o maior claustro gótico de Portugal. A igreja e as ruínas arqueológicas revelam ainda elementos decorativos do século XV e XVI em escultura e azulejaria. No coro uma modelação virtual apresenta a sequência das alterações na arquitetura monástica resultantes da adaptação da comunidade às inundações do rio Mondego ao longo dos séculos. Para além destes pontos de interesse o visitante pode ainda deslocar-se à horta monástica, localizada no paço da Rainha, espaço que faz a ponte entre o passado conventual e a agricultura biológica num projeto resultante da investigação de fontes históricas, documentais e arqueológicas. O Mosteiro é usualmente cenário de vários eventos, porquanto se assume igualmente como polo cultural aberto à cidade e às manifestações artísticas, que podem surpreender o visitante no decurso da sua visita. 
 
Tipologia: Sítios Arqueológicos e Monumentos Musealizados 

Morada 
Rua das Parreiras, Santa Clara
3040-271 Coimbra
 

Contactos 
Tel: 239 801 160
Fax:239 801 169
E-mail: mosteiro.scvelha@drcc.pt
 
           acreal@drcc.pt 
Tutela 
Direção Regional da Cultura do Centro  

Funcionamento 
De 3ª feira a domingo. Inverno (de outubro a abril): das 10h às 17h. Verão (de maio a setembro): das 10h às 19h. Encerra: 2ª feira, 1 janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro. 

Outras atividades 
O Mosteiro dispõe de uma cafetaria com serviço de refeições e de uma loja com artigos de design exclusivo e réplicas arqueológicas. Visitas orientadas para grupos, por marcação prévia. Audio-guias. Palestras. Seminários. Facilidades de acesso a visitantes com deficiência motora e visual. Visita virtual com imagens em alta definição a 360º disponível em http://santaclaraavelha.drcc.pt/ 

Site do Museu
http://santaclaraavelha.drcc.pt/
 
  
    Coordenadas
    40°12’4.30”N • 8°25’54.03”O