Tipologia | Geografia
Sítios Arqueológicos e Monumentos Musealizados
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – Centro Interpretativo
  
  Museus de Arte
  Museus de História e Arqueologia
  Outros Museus e Espaços Museológicos
  Museus das Ciências e de Técnica
  Museus de Etnografia e Antropologia
  Museus Mistos e Pluridisciplinares
  Sítios Arqueológicos e Monumentos Musealizados
  Museus de Ciências Naturais, História Natural e Ecomuseus

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – Centro Interpretativo
 
APOM - 1º Prémio Melhor Museu 2010
EMYA 2011 - Nomeação para o Prémio Europeu de Museu do Ano
 
Após uma intervenção arqueológica em grande escala e a valorização de todo o espaço da antiga cerca monástica, o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra abriu ao público em 2009 oferecendo ao visitante a possibilidade de fazer uma verdadeira viagem ao passado deste mosteiro mandado edificar por D. Isabel de Aragão, em 1314. No centro interpretativo a visita percorre a exposição “Freiras e donas de Santa Clara: arqueologia da clausura, exposição ancorada nos testemunhos materiais da vivência quotidiana das clarissas, exibindo tanto objetos requintados dentre porcelanas e faianças, vidros e adornos pessoais, como simples fusos, agulhas e dedais, sendo acolitada com suportes audiovisuais e painéis de interpretação. Dois documentários, um incidindo sobre a fundação e história do convento e outro focando o abandono do mosteiro e seu resgate para a contemporaneidade, completam o percurso pelo centro interpretativo. No espaço exterior destaca-se a imponente arquitetura deste mosteiro de clarissas do séc. XIV que contém o maior claustro gótico de Portugal. A igreja e as ruínas arqueológicas revelam ainda elementos decorativos do século XV e XVI em escultura e azulejaria. No coro uma modelação virtual apresenta a sequência das alterações na arquitetura monástica resultantes da adaptação da comunidade às inundações do rio Mondego ao longo dos séculos. Para além destes pontos de interesse o visitante pode ainda deslocar-se à horta monástica, localizada no paço da Rainha, espaço que faz a ponte entre o passado conventual e a agricultura biológica num projeto resultante da investigação de fontes históricas, documentais e arqueológicas. O Mosteiro é usualmente cenário de vários eventos, porquanto se assume igualmente como polo cultural aberto à cidade e às manifestações artísticas, que podem surpreender o visitante no decurso da sua visita. 
 
NUTS/Município: Baixo Mondego / Coimbra  

Morada 
Rua das Parreiras, Santa Clara
3040-271 Coimbra
 

Contactos 
Tel: 239 801 160
Fax: 239 801 169
E-mail: mosteiro.scvelha@drcc.pt
 
           acreal@drcc.pt 
Tutela 
Direção Regional da Cultura do Centro  

Funcionamento 
De 3ª feira a domingo. Inverno (de outubro a abril): das 10h às 17h. Verão (de maio a setembro): das 10h às 19h. Encerra: 2ª feira, 1 janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro. 

Outras atividades 
O Mosteiro dispõe de uma cafetaria com serviço de refeições e de uma loja com artigos de design exclusivo e réplicas arqueológicas. Visitas orientadas para grupos, por marcação prévia. Audio-guias. Palestras. Seminários. Facilidades de acesso a visitantes com deficiência motora e visual. Visita virtual com imagens em alta definição a 360º disponível em http://santaclaraavelha.drcc.pt/ 

Site do Museu
http://santaclaraavelha.drcc.pt/
 
  
    Coordenadas
    40°12’4.30”N • 8°25’54.03”O