Tipologia | Geografia
Museus Mistos e Pluridisciplinares
Museu Nacional Machado de Castro
  
  Museus de Arte
  Museus de História e Arqueologia
  Outros Museus e Espaços Museológicos
  Museus das Ciências e de Técnica
  Museus de Etnografia e Antropologia
  Museus Mistos e Pluridisciplinares
  Sítios Arqueológicos e Monumentos Musealizados
  Museus de Ciências Naturais, História Natural e Ecomuseus

Museu Nacional Machado de Castro
 
O Museu Nacional de Machado de Castro foi recentemente requalificado e ampliado segundo um projeto arquitetónico assinado por Gonçalo Byrne. Respeitando a autenticidade e complexidade do monumento, o projeto pretende tornar compreensível a todos os visitantes a evolução histórica do edifício e solidificar o seu valor unitário como museu. As suas coleções procedem, maioritariamente, da região de Coimbra, dos mosteiros, conventos e igrejas extintos em 1834, mas também dos colégios universitários e do bispado. De entre elas sobressaem os núcleos de escultura, ourivesaria, pintura e paramentaria compreendendo valiosas peças-chave da produção nacional e importações que são verdadeiros testemunhos emblemáticos do que foram a ação mecenática da Coroa portuguesa e o poder temporal da Igreja ao longo dos sete séculos ilustrados. Estes núcleos, a que se juntam outros igualmente importantes de faianças, azulejos, mobiliário e tapeçaria, formam um conjunto fechado, unitário, identitário. Uma identidade que, em certa medida, pode considerar-se sublinhada pelo próprio edifício. A praça ou pátio central é um exemplo impressivo de sobrevivência da carga simbólica de um lugar – ele foi centro administrativo, político e religioso na época Romana, foi templo cristão, pelo menos desde o século XI, paço episcopal a partir da segunda metade do século XII, museu desde 1911. Compreende um conjunto de edifícios datados entre o século XI e o século XXI, situados sobre um estrato de ocupação romana, no qual sobressai o criptopórtico claudiano que serviu de podium ao Fórum de Aeminium e atravessou praticamente incólume os vinte séculos que dele nos separam. Este criptopórtico é o edifício de arquitetura civil romana mais importante e bem conservado do território português e é um dos mais importantes criptopórticos da Europa. 
Este museu pertence à RPM - Rede Portuguesa de Museus. 
NUTS/Município: Baixo Mondego / Coimbra  

Morada 
Largo Dr. José Rodrigues
3000-236 Coimbra
 

Contactos 
Tel: 239 853 070
Fax: 239 482 469
E-mail: mnmachadocastro@imc-ip.pt
 
            
Tutela 
Instituto dos Museus e da Conservação 

Funcionamento 
De 3ª feira a domingo, das 10h às 12,30h e das 14h às 18h. Encerra: 2ª feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro. 

Outras atividades 
As áreas de exposição permanente e de acolhimento aos visitantes concentram-se no edifício requalificado, oferecendo condições de conforto e acessibilidade a diferentes públicos. O visitante ou frequentador dos espaços do Museu poderá, pois, desfrutar livremente dos horizontes que se alcançam sobre a cidade e o rio, tendo à disposição uma cafetaria/restaurante, uma loja e uma pequena sala de exposições temporárias, em áreas de total gratuitidade. Conquistar uma dimensão de proximidade com o público e aproximar este lugar do que terá sido o fórum inicial, é a ideia orientadora de toda a programação deste Museu. 

Site do Museu
http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt
 
  
    Coordenadas
    40°12’32.04”N • 8°25’30.26”O