Tipologia | Geografia
Baixo Mondego
Museu Nacional Machado de Castro
  
  Baixo Mondego
  Baixo Vouga
  Beira Interior Norte
  Beira Interior Sul
  Cova da Beira
  Dão Lafões
  Pinhal Interior Norte
  Pinhal Interior Sul
  Pinhal Litoral
  Serra da Estrela

Museu Nacional Machado de Castro
 
O Museu Nacional de Machado de Castro foi recentemente requalificado e ampliado segundo um projeto arquitetónico assinado por Gonçalo Byrne. Respeitando a autenticidade e complexidade do monumento, o projeto pretende tornar compreensível a todos os visitantes a evolução histórica do edifício e solidificar o seu valor unitário como museu. As suas coleções procedem, maioritariamente, da região de Coimbra, dos mosteiros, conventos e igrejas extintos em 1834, mas também dos colégios universitários e do bispado. De entre elas sobressaem os núcleos de escultura, ourivesaria, pintura e paramentaria compreendendo valiosas peças-chave da produção nacional e importações que são verdadeiros testemunhos emblemáticos do que foram a ação mecenática da Coroa portuguesa e o poder temporal da Igreja ao longo dos sete séculos ilustrados. Estes núcleos, a que se juntam outros igualmente importantes de faianças, azulejos, mobiliário e tapeçaria, formam um conjunto fechado, unitário, identitário. Uma identidade que, em certa medida, pode considerar-se sublinhada pelo próprio edifício. A praça ou pátio central é um exemplo impressivo de sobrevivência da carga simbólica de um lugar – ele foi centro administrativo, político e religioso na época Romana, foi templo cristão, pelo menos desde o século XI, paço episcopal a partir da segunda metade do século XII, museu desde 1911. Compreende um conjunto de edifícios datados entre o século XI e o século XXI, situados sobre um estrato de ocupação romana, no qual sobressai o criptopórtico claudiano que serviu de podium ao Fórum de Aeminium e atravessou praticamente incólume os vinte séculos que dele nos separam. Este criptopórtico é o edifício de arquitetura civil romana mais importante e bem conservado do território português e é um dos mais importantes criptopórticos da Europa. 
Este museu pertence à RPM - Rede Portuguesa de Museus. 
Tipologia: Museus Mistos e Pluridisciplinares  

Morada 
Largo Dr. José Rodrigues
3000-236 Coimbra
 

Contactos 
Tel: 239 853 070
Fax:239 482 469
E-mail: mnmachadocastro@imc-ip.pt
 
            
Tutela 
Instituto dos Museus e da Conservação 

Funcionamento 
De 3ª feira a domingo, das 10h às 12,30h e das 14h às 18h. Encerra: 2ª feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro. 

Outras atividades 
As áreas de exposição permanente e de acolhimento aos visitantes concentram-se no edifício requalificado, oferecendo condições de conforto e acessibilidade a diferentes públicos. O visitante ou frequentador dos espaços do Museu poderá, pois, desfrutar livremente dos horizontes que se alcançam sobre a cidade e o rio, tendo à disposição uma cafetaria/restaurante, uma loja e uma pequena sala de exposições temporárias, em áreas de total gratuitidade. Conquistar uma dimensão de proximidade com o público e aproximar este lugar do que terá sido o fórum inicial, é a ideia orientadora de toda a programação deste Museu. 

Site do Museu
http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt
 
  
    Coordenadas
    40°12’32.04”N • 8°25’30.26”O